Home Top Ad

Está vendo isso? Seu cliente também. Anuncie aqui.

Adeus Olímpico... Bem-vinda, Arena

Share:
Estádio Olímpico Monumental. Palco de inúmeras alegrias do tricolor gáucho, receberá seu último espetáculo no próximo domingo. O adversário não poderia ser outro: maior rival de seu mantenedor.

Projetado pelo arquiteto Plinio Oliveira Almeida, o Olímpico começou a ser construído oficialmente em 1953. 

Após um grande e bonito desfile pelas ruas de Porto Alegre, o estádio com capacidade para 38 pessoas foi inaugurado em 19 de setembro de 1954, numa partida entre Grêmio e Nacional do Uruguai. O primeiro gol do estádio foi marcado por Vitor. Como se não bastasse, ele também marcou o segundo. O prélio terminou em 2 a 0 para os donos da casa. 

Com vários títulos conquistados, o Imortal Tricolor crescia a passos largos, e o caldeirão deveria acompanhar o crescimento. Foi com esse pensamento que em 1976, o então presidente do clube Hélio Dourado, percorreu os três estados do sul a procura de ajuda por parte dos torcedores para que o estádio fosse ampliado. Foram doados cerca de 26 mil sacos de cimento para que a ampliação saísse do papel. Com a reforma concluída, o estádio passou então a se chamar Olímpico Monumental. 

A inauguração do novo Olímpico ocorreu em 21 de junho de 1980, com uma vitória por 1 a 0 sobre o Vasco da Gama. Cinco dias mais tarde, o mito argentino Diego Armando Maradona, defendendo o Argentinos Juniors, mostrou suas habilidades no estádio. Mas nem um dos maiores jogadores de todos os tempos foi capaz de derrubar o tricolor gaúcho naquela oportunidade. Deu Grêmio, 1 a 0.

Com sua capacidade aumentada para 45 mil torcedores, o glorioso estádio terá seu último capítulo escrito no próximo dia 2, no Grenal de número 394. O Olímpico deverá ser demolido. A previsão é para que ocorra em março do próximo do ano.

Saudades e lembranças. É isso que ficará na memória do apaixonado torcedor gremista para com aquele que lhes deu tantas alegrias, tantos feitos, muitos até quase impossíveis de serem realizados.

A nova casa já está pronta. Esperando apenas para que sua história seja escrita e eternizada, assim como aconteceu com o estádio mais Monumental do Brasil, ou do mundo, caso preferir.



 
(Foto: http://globoesporte.globo.com/)


Abraços e até a próxima!

Um comentário:

  1. Eu teria orgulho de ser gremista! O jogo de hoje foi digno de um adeus, teve de tudo, menos o gol. Agressões,rojão, ambulância, catimba, lances de perigo, treinadores e jogadores expulsos e uma arbitragem que na hora de tirar 10 e dar mais acréscimos, afinou.
    ______________________________________________
    Uma visão muito particular sobre o Maraca, seu estágio atual, sua obra e sua história. Neste sábado, quando o blog completou 3 anos, eu fui lá conferir. Veja o post e as fotos no blog e deixe sua impressão: http://www.futebronca.com.br/2012/12/maraca-eterno.html#.ULvM0eT7KDo

    Saudações!!!

    ResponderExcluir