Home Top Ad

Está vendo isso? Seu cliente também. Anuncie aqui.

Amém, Marcos.

Share:
(Foto: http://www.facebook.com/FrasesPalmeiras) 
Parece mentira, história de filme. Mas infelizmente é real. O dia que ninguém sonhava que aconteceria, chegou. Ele, o Santo de luvas, o Santo das defesas impossíveis, deixará de operar seus milagres, pelo menos dentro de campo.

Foram longos, felizes e tortuosos 20 anos de carreira, todos defendendo o seu time de coração, desde pequeno.
 
Seu carisma, sua força de vontade, seus milagres, seu amor pelo esporte e pela vida, o fizeram o cara que é hoje. Conhecido e adorado não só no Brasil, mas no mundo. Mundo este que Ele conquistou em 2002.

 (Foto: http://www.sindbol.com.br/)
Marcos estreou oficialmente em 19 de maio de 1996, frente ao Botafogo-SP, em partida válida pelo Paulistão daquele ano. Este jogo entrou para a história não apenas por ser o da estreia de Marcos como titular do Palmeiras, mas sim, porque nesta partida, ocorreu o primeiro dos inúmeros milagres deste Santo. Aos 21 minutos da segunda etapa, quando o jogo já estava 4 a 0 para o time de Palestra Itália, eis que o destino começava a agir. Pênalti para o Botafogo. Se saísse o gol, não mudaria muita coisa quanto ao resultado do prélio. Mas para Ele, era o lance decisivo, que poderia consagrá-lo. Foi o que aconteceu. Paulo César foi o encarregado da cobrança. Chute no canto direito, Marcos espalma para escanteio.

"Na hora, nem sei direito o porquê, me ajoelhei e ergui os dedos apontando pro céu, agradecendo a Deus. Sem querer, estava iniciando um ritual que seria sempre o mesmo." (São Marcos);

Quanto ao status de Santo, este, Ele conquistou na Libertadores de 1999. Campeão da competição, eleito o melhor jogador do campeonato, melhor jogador da final, e só pra não perder o costume, mais pênaltis defendidos.

Se for falar tudo o que este mito do esporte conquistou, ficaria horas e horas aqui escrevendo.

Vejamos a seguir algumas frases épicas de São Marcos de Palestra Itália expostas no livro Nunca fui santo: o livro oficial do Marcos, do Mago das Palavras, como o próprio Marcos o intitula, Mauro Beting, pela editora Universo dos Livros.

"Não uso black-tie. Só verde-tie."

"A pequena área é grande. É muito maior do que as pessoas que estão de fora acham."

"Num jogo contra o Corinthians eu dou a minha cara pro adversário chutar, mas a bola ele não chuta, não"

"O problema é jogador que vem pensando em pegar as menininhas e não se doa em campo. Estou me esgotando disso. Desde que cheguei aqui fui cobrado. Tento cobrar dos outros agora, mas não são todos que respondem bem. Hoje, jogador parece pensar que, se não der certo aqui, tudo bem, tenta em outro time."

"O pessoal só me dá peruca e litro de pinga de presente."

"Torcedor pode cobrar, exigir e até xingar. Mas não sou bandido para viver escondido ou ter que sair escoltado após um jogo de futebol."

"Não consigo ser só profissional. Nunca fiz média com ninguém. Se a torcida gosta de mim, foi pelas coisas que conquistei. Foi por ter quebrado a clavícula ao me jogar na bola numa dividida. Foi por ter deixado de lado uma proposta de 45 milhões do Arsenal pra ficar aqui e jogar a série B. Eu deixei de agir só com a razão. Às vezes, faço as coisas com o coração, como um verdadeiro torcedor. Eu gosto demais do Palmeiras e só faço as coisas para ajudar. Mas sei que isso às vezes atrapalha."

E o anúncio da aposentaria, ao voltar das férias em janeiro de 2012, foi assim:

"Pô, Sampaio, fodeu. Vou ter que parar."


Para terminar, vou deixar um pouco o lado "comentarista" de lado, e falar como torcedor e fã:

A única coisa que tenho a dizer a você, São Marcos, é obrigado. Obrigado por tudo o que fez pelo Brasil e pelo Palmeiras. Obrigado por jogar milhões pela janela quando poderia ter ido para o Arsenal, e preferiu ficar aqui e disputar uma Série B. 

Nunca imaginei que este dia realmente chegaria, achei que isso não aconteceria com você. Pensei que contigo seria diferente, que seria eterno. Pensava que você iria defender as nossas cores por toda a vida. Quanta ingenuidade, quanto egoísmo...

Mas infelizmente eu estava errado, e este dia chegou. Hoje, definitivamente, você sairá de cena e deixará seus discípulos brilharem, não tanto quanto você, pois isso é impossível...

O que me deixa feliz, é que daqui alguns anos, vou poder contar para meus filhos, netos, bisnetos..., que vi um Santo jogar futebol. Que vi São Marcos... Que tive a honra de vê-lo conquistando títulos, fazendo toda uma nação feliz e defendendo nossas cores com um amor que poucos são capazes de oferecer. Enfim, que o vi operando milagres.  Obrigado e Amém, Marcos!


Abraços e até a próxima.

2 comentários:

  1. Olha, confesso que me emocionei. Marcão transcendeu as traves palmeirenses e é ídolo de toda uma geração que cresceu com o Penta.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir