Home Top Ad

Está vendo isso? Seu cliente também. Anuncie aqui.

Chapecoense 40 anos.

Share:
Hoje, 10 de maio, é um dia especial para o torcedor da Chapecoense. Neste dia é comemorado o aniversário de número 40 do Verdão do Oeste. Clube de tradição em Santa Catarina e dono de uma torcida apaixonada. 

Veja toda a história deste gigante catarinense, desde sua fundação, em 1973, até hoje.

O surgimento do clube está ligado à paixão dos moradores de Chapecó pelo futebol. As agremiações amadoras da região haviam interrompido suas atividades e os amantes do esporte sentiram falta. Após muitas reuniões sobre o destino da modalidade na cidade, no dia 10 de maio de 1973 reuniram-se dirigentes de dois clubes amadores (Atlético Clube Chapecó e o Independente Futebol Clube). Estes tomaram a decisão de fundir-se e formar apenas uma equipe.

Os idealizadores eram Alvadir Pelisser e Altair Zanella do Independente, e Lorário Immich e Vicente Delai pelo lado do Atlético Chapecó. A fusão agradou a muitos na cidade e logo conseguiram apoio de empresários da região, empolgados com a ideia de um clube que representasse a cidade.

A ajuda veio de todos os cantos. Um empresário cedeu os uniformes, outros doaram materiais, mas o Plíneo de Nês, um influente político e empresário local, depositou apoio incondicional no erguer deste novo clube.

A Associação Chapecoense começou assim, com a força de vontade de apaixonados pelo futebol e com a ajuda da população. Seu primeiro presidente foi Lorário Immich. O time inicial era formado pela população local, inclusive alguns jogadores exerciam profissões paralelas à de jogador. Muitos nem recebiam salários, jogavam apenas por amor à camisa. A arrecadação do clube ainda era pequena.

Em sua primeira partida como profissional, a equipe jogou no campo do Colégio São Francisco e bateu o São José por 1 a 0.

O clube estava começando a engatinhar. Disputando os estaduais e mantendo equilibrada as suas contas. Quando, em 1977, veio a grande surpresa e grande feito da Chapecoense: o título do Campeonato Estadual. A conquista causou grande comoção na cidade, além de permitir que o clube disputasse a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.

Após este primeiro título, a fama gerou frutos. O então prefeito da cidade decidiu construir um estádio que abrigasse os novos campeões. Em apenas 150 dias, ergueu-se o Índio Condá (nome dado em homenagem a um líder indígena), que abrigaria as novas glórias da equipe. No Campeonato Brasileiro de 1978, ficou na 51º posição, num campeonato que contava com 74 times.

No entanto, depois disso, somente em 1996 o clube ergueria uma nova taça de campeão estadual. Dez anos depois, venceu a Copa Santa Catarina e, em 2007, outro título estadual. Conquistou o tetra em 2011 frente ao Criciúma, mesmo adversário da final deste ano.

Mascote:
Fazendo jus ao nome do estádio do clube, que se chama 'Índio Conda', uma figura indígena foi escolhida para ser o mascote da Chapecoense.
Foto: (http://www.asmilcamisas.com.br/)


Parabéns Associação Chapecoense de Futebol pelos seus gloriosos 40 anos de vida.



Foto 1ª: (http://wwwradiochapeco.com.br


Abraços e até a próxima!

Um comentário:

  1. E aê beleza?!

    Atualize o link do FC Gols: http://fcgols.weebly.com/

    Dinheiro investido nem sempre é garantia de grandes conquistas:
    http://fcgols.weebly.com/3/post/2013/05/dinheiro-investido-nem-sempre-e-garantia-de-grandes-conquistas.html

    ResponderExcluir