Home Top Ad

Está vendo isso? Seu cliente também. Anuncie aqui.

Sucesso no fracasso

Share:
(Foto: Torcedores)
Restando apenas 15 pontos em disputa até o término do Campeonato Brasileiro e estando 13 pontos atrás do líder Flamengo, é muito provável que o Palmeiras termine a temporada 2019 sem título. Fato que faz com que a torcida verde e branca entre em guerra contra a diretoria do clube. Alto investimento e pouco resultado dentro de campo não têm agradado em nada a torcida. Com contratações milionárias e que não surtiram efeito nenhum esportivamente ao time, o principal alvo dos Palestrinos é Alexandre Mattos, responsável direto pela montagem do elenco. 

De fato a cúpula Palmeirense gastou fortunas em atletas que pouco, ou nada, foram utilizados tanto por Felipão quanto por Mano Menezes. Carlos Eduardo, um dos mais jogadores mais cornetados pela arquibancada, é exemplo disso. O camisa 37 custou em torno de R$ 24 milhões e fez apenas 20 partidas e marcou um único gol pelo clube. Para fins de comparação, o Flamengo contratou Bruno Henrique junto ao Santos por um valor muito parecido ao que custou o atacante Palmeirense. O que não é nada parecido, no entanto, é a produção de cada um.

Mas as críticas da torcida que canta e vibra não ficam apenas em cima de Carlos Eduardo - antes fosse - têm muitas razões mais. Mas a principal, na visão deles, está no planejamento para a temporada. E creio que estejam certos. Foram 10 contratações feitas no ano, dentre as quais 3 já deixaram o clube. Felipe Pires foi para o Fortaleza, Arthur Cabral ao Basel, da Suíça, e Ricardo Goulart voltou à China. Ramires desde que chegou, por não conseguir entrar em forma, quase não atuou. Matheus Fernandes custou R$ 13 milhões e fez apenas 8 partidas pela equipe. Henrique Dourado não chegou sequer a fazer 5 jogos nesta sua volta ao Palmeiras, e nenhum como titular. Apenas três reforços, pode-se dizer, tiveram um bom resultado. Vitor Hugo, Zé Rafael e Luiz Adriano.

Mas o que para mim deixa claro que o planejamento foi mal feito é quando se olha para a função de centroavante. Teve um momento na temporada, logo na chegada de Henrique Dourado, que o Palmeiras teve 5, isso mesmo, CINCO centroavantes no elenco e NENHUM da base. É bem verdade que foi por pouco tempo, uma vez que Arthur Cabral logo foi emprestado, mas ainda assim, um time que tem em seu plantel quatro camisas "9" e nenhum da base, não pode ter tido um bom planejamento. 

E o que deixa os Palmeirenses ainda mais "pistolas" é ver o sucesso do Flamengo. É verdade que o rubro-negro carioca investiu mais em contratações que o clube paulista, mas o investimento não foi tão superior assim. É apenas um Borja de diferença. No valor, porque futebolisticamente... Vejamos um comparativo dos gastos de ambos para esta temporada feito pelo Estadão.

(Foto: Estadão)
Com dito, o gasto a mais do Flamengo não se torna tão grande assim quando se analisa as conquistas dos dois neste ano. O que acontece é que o Flamengo foi preciso nas contratações, buscou atletas para resolver os problemas do time, enquanto que o Palmeiras contratou apostas pensando em retorno financeiro futuro ou jogadores com problemas físicos que pouco puderam ajudar. Olha o mal planejamento aí de novo.

Cabe uma observação a respeito do investimento do Palmeiras em alguns jogadores. Gustavo Gómez, Mayke e Marcos Rocha estavam emprestados ao Palmeiras e foram contratados em definitivo nesta temporada. Por sua vez, Angulo foi contratado para as divisões de base. A perspectiva é de que ele seja aproveitado em 2020, tal qual vários jovens jogadores das divisões de base do clube, esquecidos não só nesta temporada, mas há alguns anos já. 

Em virtude do fracasso deste 2019, uma enorme reformulação está para acontecer no Palmeiras. Vários jogadores devem deixar o clube e outros tantos tendem a chegar. E que desta vez a diretoria acerte em cheio nos reforços, ou será mais um ano de sucesso em fracassos para a equipe verde e branca de Palestra Itália.



Abraços e até a próxima.

Nenhum comentário